quarta-feira, 24 de março de 2010

ATEMI-WAZA As técnicas proibidas

Pessoal essa postagem é sobre técnicas que vocês ainda não conhecem  ATEMI-WAZA.

Com a transformação do judô em esporte olimpico, o atemi-waza foi completamente esquecido a nivel de ensino nos esmagadores dojôs olimpicos. Mas Atemi-waza existe e é tão importante quanto as demais divisões técnicas do Judô, infelizmente hoje lembrado apenas para exames de faixas superiores (kata). No Judô, o nage-waza (projeções) deriva da escola Kitô de Ju-jutsu, as técnicas de ne-waza (luta de solo) da escola de Fusen-ryu de Ju-jutsu e as técnicas de katame-waza (controlo) e atemi-waza (pancadas em pontos vitais) derivam da escola Tenjin Shin'yô de Ju-jutsu. O atemi-waza não pode ser utilizado em competições devido ao grande risco em magoar seriamente o adversário, contudo estas técnicas são treinadas constantemente nos Katas do judô. O judô é uma arte completa, deve ser estudado como um todo, incluindo o atemi-waza!


" O respeito pela vida é universalmente reconhecido e, se a vida de um indivíduo está em perigo, todos os meios disponíveis são inegavelmente justificáveis para evitar o perigo. (...) (...) é a pessoa que foi treinada nas técnicas de ataque e defesa que é capaz de preservar a sua segurança. A importância do Atemi-waza a este respeito é óbvia. (...) Atemi-waza são técnicas de auto-defesa nas quais os ataques são feitos a pontos vitais a fim de inflingir dor, inconsciência ou morte. Elas são empregadas apenas como último recurso, quando alguém corre o risco de ser morto, magoado ou capturado. (...)" in Kôdôkan Jûdô, Kanô Jigorô - Kôdansha International.

Esta é a lista das técnicas de Atemi-Waza encontradas na edição 1994 (inglês) do livro Kodokan Judô. Os Ataques com os Braços, Ude-Waza: Ago-oshi, Ryogan-tsuki, Suri-age, Tsuki-kake, Tsukiage, Yoko-uchi, Naname-uchi, Kirioroshi, Ushiro-dori, Ushiro-ate Os ataques com as Pernas, Ashi-Ate: Ryote-dori, Gyakute-dori, Keage, Mae-geri, Ushiro-geri, Yoko-geri, Ashi-fumi Os níveis de ataque do atemi-waza do judô. São trêis os níveis principais de ataques: Jôdan - superior (Nível superior: da cabeça e pescoço) , Chûdan - médio ( Nível médio:do pescoço à cintura), e Gedan - inferior ( Nível inferior:da cintura aos pés). Os ataques prioritários visam os níveis superior e inferior pois estes têm maior capacidade de produzir danos imediatos ao adversário), ataques alternativos visam o nível médio (que também produzem danos consideráveis ao adversário, dependendo do ponto vital a ser atacado). Esses tipos de ataque usados no judô são bastante simples, todos os golpes estão codificado nos katas.

Fonte: judotradicionalgoshinjutsukan

3 comentários:

Unknown disse...

É como eu falei p/carlos: tudo que é proibido é melhor rsrs...brincadeirinha eu não sou tão mal assimm não...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

sempre quis que legalizassem os golpes de Atemi waza,mas como a federação está estragando o judô
¬¬

Postar um comentário

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.