O Judô (柔道) é uma arte marcial, um desporto e uma filosofia com origem no Japão. O judô evoluiu a partir do Jujutsu (柔術) e foi fundado por Jigoro Kano em 1882. Apesar de ser uma arte marcial completa, o judo também é praticado como esporte, tendo entrado para o programa dos Jogos Olímpicos em 1964 na competição masculina e em 1992 na feminina. No ocidente, o aspecto esportivo do judo é provavelmente o mais difundido.
Homens e mulheres combatem separadamente (apesar de muitas vezes treinarem juntos), e os atletas são divididos por classes de idade e categoria de peso, incluindo uma classe livre em que todos os pesos podem participar.
O Judô é praticado sobre esteiras especiais chamadas tatames que podem ser de palha de arroz cobertas por lona de algodão ou podem ser sintéticas fabricadas a partir de polímeros de borracha. Os praticantes (judocas) usam uma vestimenta de algodão branco ou azul (kimono ou judogi), composto por casaco, calça e uma faixa. A côr da faixa indica a graduação do judoca.
Numa competição de Judô, dois judocas enfrentam-se sobre o tatame, enquanto três árbitros (um central e dois laterais) avaliam o combate, sendo os pontos e as penalidades dos atletas registradas em um placar. O ippon é o golpe perfeito, o nocaute do Judô. Um golpe bom, mas menos perfeito, chama-se wazari e vale meio ponto. Dois desses garantem uma vitória. A luta pode ser decidida pela acumulação de pontos menores, como o yuko ou o koka. Qualquer falta (shido) cometida por um dos judocas durante um combate (shiai) acrescenta pontos progressivamente no placar do seu adversário. Se a falta for grave, como o hansoku-make, dá a vitória imediata ao oponente.
Um ataque deve ser uma defesa e uma defesa deve ser um ataque.”
Kazuzo Kudo, 9°. dan
1 comentários:
Gostei da frase com que encerra...o legal é o equilíbrio :*)
Postar um comentário