quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Técnico do Japão: Judô para nós é como futebol para vocês


O técnico da seleção japonesa de judô Hitoshi Saito é um entusiasta da evolução brasileira nos dojôs. Responsável pelo treinamento da equipe esta semana em São Paulo, ele acredita que os dois países têm tudo para dominar as disputas no Campeonato Mundial de 2007, no Rio de Janeiro. "Espero que todas as finais sejam entre Brasil e Japão".


Bicampeão olímpico, em Los Angeles-84 e Seul-88, ele compara a paixão do japonês pelo judô com a do brasileiro pelo futebol. "No Japão, o judô é como o futebol para os brasileiros. Vocês jogam desde criancinha, nós aprendemos a lutar na escola".

Por isso, ele acredita que os dois países conseguem se destacar tanto em suas respectivas áreas. "A partir do momento que um judoca entra para a seleção, o único objetivo dele é a medalha de ouro", explica, ressaltando que uma medalha de prata na modalidade equivale a um fracasso.

A inevitável pergunta sobre as chances de o Japão derrotar o Brasil no último jogo da primeira fase da Copa do Mundo, Saito responde com um sorriso encabulado e conformado: "não tem chance". Para ele, é mais fácil o Brasil vencer em Mundial no judô que o Japão no futebol.

Apesar de os japoneses respirarem o judô para se manter na seleção. O campeão mundial dos pesados Yasuyuki Muneta confessa que não é muito chegado a futebol de campo, mas que se aventura com a bola nos pés. "Não acompanho futebol profissional, mas jogo futsal com meus amigos", diz o judoca, que na quadra joga no ataque.

Gazeta Press

0 comentários:

Postar um comentário

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.