segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Princípios Filosóficos do Judô

O Judô tem como alicerce os três princípios filosóficos definidos por Jigoro kano que, que evidenciam a principal diferença entre o Judô Kodokan (講道館) e o antigo Jujutsu : ” o Judô pode ser resumido como a elevação de uma simples técnica a um principio de viver” (Jutsu = técnica; Do = princípio). Esses princípios, mesmo não sendo conscientemente esclarecidos e compreendidos, estão presentes em todos os atos e atividades do praticante de judô. Por outro lado, quando o praticante tiver fixado e tomar consciência dos princípios que norteiam o judô, pode-se verificar que não são restritos ao Dojô, mas são igualmente válidos em qualquer atividade da vida diária, quando se pretende atingir um determinado objetivo.

Os três princípios do judô são :

JU = suavidade, flexibilidade
SEIRYOKU-ZENYO = máxima eficiência com mínimo esforço
JITA-KYOEI = bem estar e benefícios mútuos


O princípio da máxima eficiência é aplicado à elevação ou à perfeição do espírito e do corpo na ciência do ataque e da defesa, exige primeiramente ordem e harmonia de todos os membros de uma coletividade e isto pode ser atingido com o auxílio e as concessões entre si para atingir a prosperidade e os benefícios mútuos.

O espírito final do judô, por conseguinte, é de incutir no íntimo do homem o respeito pelos princípios da máxima eficiência, da prosperidade e benefícios mútuos e da suavidade, para poder atingir, individualmente e coletivamente seus estados mais elevados e ao mesmo tempo mais desenvolvidos na arte de ataque e defesa.

O professor Kano afirma o seguinte: “Ainda que eu considere o Judô dualisticamente, a prosperidade e benefícios mútuos podem ser vistos como sua finalidade última e a máxima eficiência como meio para atingir esse fim. Essas doutrinas são aplicáveis a todas as condutas do ser humano”.

“Tender a perfeição é o princípio do treinamento de judô. Para aproximar-se da perfeição é preciso treinar com dedicação.”
Jigoro Kano

3 comentários:

Anônimo disse...

Wooo!
Tio Carlos , este Blog sobre o Judô ta De mais
Meus Parabéns Mesmo!
Todos Nos aqui estamos Muiito sentindo sua falta!
Bju Grande Da sua Gordinha Preferida!

Unknown disse...

Joyce muito orbigado, também tow com muita saudades.

Anônimo disse...

Hoje vi o blog pela 1º vez e digito ta massa

Postar um comentário

 
Cheap Web Hosting | Top Web Hosts | Great HTML Templates from easytemplates.com.